sábado, 10 de março de 2012

Alberto da Costa e Silva participa de debate da Revista de História da Biblioteca Nacional


  • Primeiro Biblioteca Fazendo História do ano, que discute as várias Áfricas que formaram o Brasil, acontece no dia 20 de março.
  • Um dos maiores especialistas em África do país, Alberto da Costa e Silva participa, ao lado da historiadora Marina de Mello e Souza, no próximo dia 20 de março, terça-feira, de debate da Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) sobre o tema “Áfricas no Brasil: heranças e muitas interrogações”. O evento começa às 16h e será realizado no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional.
  • Os dois historiadores revisitam a África para mostrar as várias facetas dos povos daquele continente que participaram ativamente da formação do Brasil. O debate tem como ponto de partida o dossiê “África no Brasil”, publicado na edição de março da RHBN, que desmonta a noção comum de que os africanos formavam um povo homogêneo e revela que sua história em nosso território foi muito além da escravidão.
  • O evento integra a programação da série de debates Biblioteca Fazendo História, que acontece todo mês no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificado de participação,que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares. O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site do Instituto Embratel e pelo twitter da revista.
  • Os palestrantes

    Alberto da Costa e Silva é historiador, membro da ABLe autor de “A Manilha e o Libambo: A África e a Escravidão, de 1500 a 1700” e de “A África explicada aos meus filhos”. Organizou o dossiê África no Brasil, que a revista publica na edição de março.

    Marina de Mello e Souza é historiadora, professora da USP e autora de “África e o Brasil africano”. Publicou na edição de março da RHBN artigo sobre batalhas rituais tradicionais trazidas da África pelos escravos, praticadas até hoje.

    O mediador do debate é Bruno Garcia, pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional.

    Serviço

    Biblioteca Fazendo História. Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Dia 20 de março, às 16h. Informações: (21) 2220-4300, ramal 215. Inscrições no próprio local. Entrada franca, com direito a certificado de participação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário